• Madalena Neves, ministra do Ambiente, Agricultura e Pescas, estará amanhã, 29, quinta-feira, em visita no conselho do Tarrafal, de Santiago, informa uma nota daquele ministério chegada à momentos à nossa redacção.

    Segundo a nota, de entre as várias intervenções, o MAAP terá aumentado a área irrigada, através do sistema gota a gota, “de <metricconverter w:st="on" productid="0.75 hectares">0.75 hectares</metricconverter> em 2000 para <metricconverter w:st="on" productid="26.46 hectares">26.46 hectares</metricconverter> em <metricconverter w:st="on" productid="2005”">2005”</metricconverter>; terá restaurado e povoado o “Centro Pecuário de Colonato Chão Bom”, onde, neste momento, adianta a mesma fonte existem quatro suínos – “um macho e três reprodutoras” – mais “dois leitões”, para além de “um touro, cinco reprodutoras e três bezerros e coelhos”.

    O gabinete da Ministra adianta também que se diversificou a pecuária com a “introdução de cunicultura e a criação de abelhas” e que se tem dado assistência às associações de agricultores e de pescadores, como é o caso da “associação dos agricultores de Colonato”.

    Segundo consta, a visita tem início por volta das nove horas, altura em que deverá chegar ao Tarrafal a comitiva de Madalea Neves.


    votre commentaire
  • GOVERNO TOMA MAIS UMA MEDIDA “ELEITORALISTA”

    MAIS CERCA DE 4 MIL ESCUDOS PARA ESTUDANTES NO BRASIL 

     

    O Movimento para a Democracia solidarizou-se esta manhã, com os estudantes cabo-verdianos, no Brasil pela forma “arbitrária” como o Governo do PAICV vem lhes tratando.

     

    Esta é uma posição manifestada por José Luís Livramento, membro da Comissão Política daquele partido, durante um encontro com imprensa, esta manhã, na qual o MpD se posicionou sobre a nova medida “unilateral” do Governo de JMN em aumentar em cem reais, cerca de 4 mil escudos, o montante das bolsas de estudo, a menos de um mês das eleições legislativas, quando o próprio Primeiro-Ministro, na sua visita de Agosto último ao Brasil, havia dito, segundo o MpD “que não havia condições orçamentais” para um novo aumento, e que tal só seria possível, em 2006.

     

    José Luís Livramento assegurou aos jornalistas que a decisão do Governo do PAICV já está a ser implementada e que foram pagos de uma única vez dois meses: “Novembro e Dezembro”, disse.

     

    Diante desse facto, que em certa medida não resolve os problemas dos nossos conterrâneos, no Brasil, o MpD decidiu solidarizar-se com eles e aproveitou para denunciar a forma como a educação vem sendo gerida, pelo actual Governo, com “constantes ziguezagues”, em pré prejuízo para o sector, e reafirmou aos jovens cabo-verdianos o desejo do seu partido em dar prioridade às bolsas, a partir de Janeiro, caso o MpD saia vencedor das próximas eleições.

     

    “O MpD dará prioridade às bolsas de estudos”, asseverou, deixando claro que os Ventoinhas irão reactivar o Fundo e Apoio ao Ensino e à Formação, para que os jovens estudantes possam ter oportunidades de prosseguir os seus estudos académicos.


    votre commentaire
  •  

    Hoje, no final do dia PP apresenta-se ao eleitorado mindelense a quem vai pedir confiança para um novo mandato. Acompanham PP neste seu primeiro comício na ilha do Porto Grande, de entre outros Onésimo Silveira.

    Mayra Andrade e Juka são as actracções culturais deste comício-festa, agendado para as 19 horas.

    Depois de Carlos Veiga, na passada sexta-feira, PP vai ao Mindelo onde Veiga o desafiou para um debate na rádio e televisão e, espera-se que o candidato apoiado pelo PAICV venha a se posicionar sobre este desafio do seu adversário.

    Na sexta-feira é Carlos Veiga que faz o seu primeiro comício na Praia, depois de semana passada ter estado no Tarrafal.

     

     


    votre commentaire
  • IATE KENABO PEDE S.O.S. ENTRE PEDRA DE LUME E BURACONA</strong />

    Iate estrangeiro precisa de apoio</strong />

    Um iate estrangeiro de nome Kenabo encontra-se em situação aflita nas imediações da ilha do Sal, provavelmente entre Pedra de Lume e Buracona e necessita urgentemente de ajuda.

    O S.O.S. foi lançado por um dos passageiros que se encontra a bordo da embarcação que fazia o trajecto Senegal/Cabo Verde.

    Ao que consta, no iate estão dez pessoas, seis delas não sabem nadar.

    RAFANEWS falou há minutos com Carlos Chaves, um marítimo que logo que soube do sucedido fez-se ao mar a bordo da sua embarcação, “Albatroz”, para tentar prestar socorro aos passageiros. Segundo nos informou as únicas informações que ele tem é que o Kenabo está a 16.44 nós a norte e 22.52 nós a Oeste, da ilha do Sal.

    Dentro de aproximadamente hora e meia, Carlos Chaves prevê visionar a embarcação.

    Sabe-se que a situação é mesmo difícil, estando a água a tomar conta da embarcação.

     


    votre commentaire
  • Ontem, depois do motim verificado na Cadeia de S. Martinho os prisioneiros, condenados e preventivos foram açoitados. Esta revelação foi-nos há momentos confirmada por Dudu, mãe de um prisioneiro que cita como fonte dois guardas prisionais com quem falou esta manhã na porta da Cadeia. “Todos os presos foram açoitados”, disse Dudu que continua sem informações precisas do seu filho e que nos confirmou a presença de polícias do Corpo de Intervenção na Cadeia: “vi carros de Polícia de Intervenção lá dentro”, afirmou.

     

    Quanto ao seu filho, Dudu não sabe se ele foi açoitado e nem se tem ferimentos: “disseram-me que ele não foi açoitado, mas nada confirmado porque podem ocultar informações”, desconfia.

     

    Entretanto, o corpo do jovem António Henrique Vaz Carvalho, vítima mortal desse motim encontra-se na Casa Mortuária do HAN, à espera da hora do funeral, mas o irmão da vítima, que nos confirmou a morte deste disse-nos à momentos “que o corpo está à espera do banho” para depois ser dado à terra.

     

    No estado em que o cadáver se encontra não é permitido a sua ida à casa dos pais. O funeral segundo Jaquelino Vaz tem de ser antes das <time w:st="on" hour="13">13horas.</time> Neste momento o relógio marca <time w:st="on" hour="12" minute="20">12h20</time> e o corpo continua à espera do banho.


    votre commentaire