• Papa em viagens pastorais

    Em 2006, Bento XVI vai efectuar quatro viagens pastorais e lança neste mês, a sua primeira encíclica

     

    Bento XVI vai à terra de João Paulo II

     

    O ano de 2006 vai marcar o pontificado de Bento XVI. Alguns acontecimentos já foram dados a conhecer. Ainda neste mês de Janeiro, o Papa vai publicar a sua primeira encíclica, intitulada “Deus é Amor”. Esta primeira obra do Sumo Pontífice foi assinada em pleno dia de Natal, revelou a Santa Sé.

    Escrita durante as férias de verão, no Valle de Aosta, o Papa escreveu esta primeira encíclica na sua língua materna: em alemão.

    Também neste ano, Bento XVI vai efectuar quatro viagens pastorais. Em Maio, efectua a sua primeira viagem, à Polónia, terra natal de Karol Wojtyla. Uma viagem que é considerada por alguns atentos da Igreja como uma justa homenagem ao saudoso Papa, devendo visitar Wadowice, onde nasceu João Paulo II.

    Em Julho, por ocasião do V Congresso Internacional das Famílias, Bento XVI aproveita para visitar a Espanha. Depois, em Setembro, desloca-se à Alemanha, sua terra natal, depois de lá ter estado, no ano passado, durante as Jornadas Mundiais da Juventude. O périplo termina na Turquia, quando o Bispo de Roma visitar o Patriarcado Ecuménico de Constantinopla.

    Entretanto, durante a sua viagem à Polónia, Bento XVI deverá presidir ao arranque das obras de construção dum complexo sócio-cultural, que vai ser chamado de Centro João Paulo II.

    Esta obra será erguida num terreno onde funcionava um complexo fabril, e onde Karol Wojtyla trabalhou antes de seguir a vida religiosa. Espera-se que, quando concluído, o centro seja um espaço de diálogo inter-religioso, aberto a todas as pessoas, independentemente das suas “convicções religiosas”.

    O arcebispo de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz, ex-secretário pessoal de João Paulo II, é um dos “inspiradores” deste projecto, tendo assegurado que aquele centro irá servir às novas gerações para garantir o “aprofundamento do pensamento” de Karol Wojtyla e da sua “herança espiritual”.

    O centro vai albergar um hospício, um hospital, um centro de apoio às famílias e às mães solteiras, sala de exposições, um museu consagrado ao pontificado de João Paulo II, sala de concertos, biblioteca, um pavilhão desportivo, sala de conferências, uma escola e um colégio de regime interno.


  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :