• POESIA: PORTUGUÊS DECLAMA AFRICANOS

    O actor português Vítor de Sousa lançou na passada terça-feira, em Lisboa, o seu disco “Xicuembo-Feitiçaria", em que declama trinta poetas de língua portuguesa, na sua maior africanos. Agostinho Neto, Amílcar Cabral e José Craveirinha são alguns dos poetas que fazem parte do reportório a que Vítor de Sousa empresta a voz. Parte dos lucros arrecadados serão doado ao Instituto de Apoio à Criança para projectos destinados à inserção social de crianças e jovens em risco, incluindo os de famílias oriundas dos PALOP.

    Vítor de Sousa, citado pela Agência Lusa, antes editou "Recados" (1987) e "António Aleixo, esta poesia que vos deixo" (2004), disse que um dos objectivos desde novo disco é “fugir à poesia panfletária e de revolução, dando a conhecer a riqueza e diversidade da língua portuguesa presente na lírica destes poetas, verdadeiros diamantes que não se devem delapidar".

    Entre os poemas escolhidos por Vítor Sousa, no ano em que comemora 40 anos de carreira, estão, de entre outros "Regresso", de Amílcar Cabral.

    Seleccionar estes poetas foi, de acordo com Vítor de Sousa, o mais difícil neste trabalho devido "à qualidade e riqueza da poesia". E, talvez por isso, também, Vítor de Sousa não destaca nenhum deles. Porque, alega o declamador, tem amor “a estes 30 poemas, entre todos os poemas que ama".

     


  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :