• Zau visitou Jean Piaget

    Isaura Gomes visita Jean Piaget

    Pólo da Universidade no Mindelo arranca no próximo ano lectivo

     

    A presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Isaura Gomes, visitou esta terça-feira, 29, a Universidade Jean Piaget, na cidade da Praia, na perspectiva de continuar a atrair formação superior como forma de desenvolvimento.

    Existem já alguns pólos de ensino superior na ilha, mas a tendência é para o aumento das opções existentes, no sentido de dar vazão à constante demanda dos alunos que concluem o 12º ano de escolaridade, nas escolas secundárias do Mindelo, assim como garantir a cobertura da região norte do país, em matéria de ensino superior.

    A edil mindelense, que também acumula as funções de vereadora para a educação está apostada em estabelecer fortes parcerias a nível da educação e quer dotar a cidade do Mindelo de um forte sistema de ensino, transformando a ilha num pólo do saber. Segundo disse, visitas como a efectuada a Jean Piaget irão prosseguir noutros estabelecimentos de ensino superior, estando a Câmara Municipal sempre disponível para apoiar, até porque, conforme disse “precisamos dessa mais valência e de sabedoria”, defendendo a tese que é com o conhecimento que se consegue vencer os estrangulamentos que emperram o desenvolvimento do país.

     

    Jean Piaget no Mindelo

     

    No decurso da sua visita, à Universidade Jean Piaget, a edil sanvicentina recebeu a nova de que, no próximo ano lectivo, o pólo dessa universidade estará em funcionamento, no Mindelo, e foi também informada que a montagem da estrutura administrativa já está em curso.

    Durante a sua visita Isaura Gomes fez questão de realçar a necessidade de se dar um salto em matéria de investigação científica, e por isso, aposta na transformação da ilha, num pólo de investigação científica, reconhecendo que S. Vicente tem um historial de investigação, isto porque as primeiras experiências, no domínio do ensino superior, nasceram naquela ilha com a implantação do ISECMAR.

    A Reitora da Universidade Jean Piaget, Estela Lamas, afirmou durante aquela visita que a Universidade não tem sentido, se não manter uma ligação com a comunidade e essa ligação, defendeu, “faz-se através dos poderes autárquicos”, sublinhando, de seguida que é importante que essa parceria se reforce nas vertentes ensino, extensão e investigação.

    Entretanto, para o dia de hoje, quarta-feira está programada, e pela primeira vez, uma visita oficial à Jean Piaget, da Ministra da Educação, Filomena Martins, para encontros de trabalho com a direcção da Universidade, onde será abordado alguns projectos desenvolvidos pela UNIPIAGET.


  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :