• S. MIGUEL cooperação em alta

    S. Miguel “ataca” cooperação descentralizada</strong />

    A visita que o presidente da Câmara Municipal de S. Miguel, João Duarte, fez a Portugal, no início do seu mandato, já começou a dar resultados. Fruto da missão realizada naquele país europeu, um conjunto de equipamentos chegou semana passada em S. Miguel</personname /> e foi recebido com muito agrado pela autarquia.

    É que a Rotary Club de Felgueiras, instituição que vem desenvolvendo uma relação de parceria e amizade com a edilidade de S. Miguel, conseguiu, com a parceria da Câmara Municipal de Felgueiras e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, reunir e embarcar para aquele Concelho vários equipamentos, nomeadamente, cerca de 15 mil livros, materiais escolares, computadores, poltronas, vestuários, calçados, mesas, cadeiras, camas, armários de vestiários, aparelhos de fax e telefone, impressoras, ambulatórios, entre muitos outros.

    O edil João Duarte começou por dizer que a oferta, particularmente os livros, dada à sua quantidade e qualidade, vai permitir a criação de, pelo menos, uma biblioteca municipal, na Vila e de duas mini-bibliotecas

               “Esses donativos vieram em boa altura”, sublinhou Duarte, destacando a abertura, há dois anos, naquele Concelho, do ensino secundário oficial. “Há uma grande falta de livros para consultas”, enfatizou o autarca, asseverando que, com a criação das bibliotecas, a Câmara Municipal dá um valioso contributo à educação no município.

    Outra garantia do presidente daquela autarquia é que, com o donativo, alguns pólos de ensino irão ser contemplados com uma oferta simbólica, para apetrecharem as respectivas bibliotecas.

    Do grupo de livros, destaca-se uma enorme quantidade de obras técnicas, relacionadas com a economia, contabilidade, ciências da terra e da vida, dicionários de várias línguas, filosofia, psicologia, entre outras.

    Para além das bibliotecas já mencionadas, a Câmara Municipal aposta também na criação da sua biblioteca interna, para uso exclusivo do seu pessoal, interessado na autoformação. “Será uma biblioteca para servir os técnicos e funcionários”, asseverou Duarte.

    Cooperação em alta</strong />

    S. Miguel tem feito uma “grande ofensiva” em direcção à cooperação descentralizada, por considerar que ela dará recursos importantes para o município. Nesta perspectiva, a autarquia de S. Miguel garante o seu presidente, tem mobilizado parcerias importantes, e garante que a “sua” estratégia nesse sector vai continuar, até porque há sinais claros que nesta linha de acção S. Miguel apenas tem a ganhar. “Temos recebidos sinais claros que nos encorajam a prosseguir nessa via”, sublinha o chefe da edilidade são-micaelense.

             E porque a cooperação em S. Miguel</personname /> está em alta, ela está a marcar pontos. Estabelecida a amizade com a Associação de Cabo-verdianos de Amiens, em França, S. Miguel logo ganhou outra oferta. Desta feita, trata-se de uma ambulância, dois computadores e uma fotocopiadora, oferta essa que já se encontra no país, e que passa pelo necessário processo de desalfandegamento, no porto da Praia, e tudo leva a crer que, nos próximos dias, a doação chegará ao seu destino.

          A chave da ambulância já se encontra na posse da Câmara Municipal e João Duarte garante que ela será entregue à Delegacia de Saúde local, como forma de ajudar aquela importante instituição, que vem contando com o concurso de apenas uma ambulância já com sete anos de actividade. “Iremos reforçar a Delegacia com mais uma ambulância”, manifesta, perspectivando, desta forma, um melhor serviço em questões de evacuação de doentes.

    Viana do Alentejo e outros </strong />

               Sempre na linha da cooperação descentralizada, a Câmara Municipal de S. Miguel recebeu há algumas semanas, da sua congénere portuguesa de Viana do Alentejo, um grupo de 150 contentores de lixo, de <metricconverter w:st="on" productid="120 litros" />120 litros</metricconverter />, e que são uma mais-valia para o serviço de saneamento no Concelho. Chegaram também àquela Câmara outros equipamentos, nomeadamente, materiais para escolas e jardins infantis.

          Neste momento, S. Miguel prepara uma nova cooperação com a Junta de Freguesia de Margaride, em Portugal. Tudo</personname /> encaminha para um protocolo que poderá ser assinado ainda este ano. Depois de ter conseguido uma cooperação com a Associação de Cabo-verdianos de Amiens, França, a edilidade de S. Miguel perspectiva uma relação de amizade com a Câmara Municipal de Amiens.

          Noutra frente, S. Miguel prevê, para breve, uma cooperação com a cidade austríaca de Deutsch Wagram, onde já existe a Associação Calheta de Deutsch Wagram.

          Também as relações de cooperação estendem-se a Espanha, onde S. Miguel mantém boas relações de amizade com a Câmara Municipal de Burela, que já fez saber que um contentor contendo alguns donativos já se encontra disponível e a aguardar transporte para seguir viagem.

        Desta forma, o presidente da autarquia de S. Miguel avalia “positivamente” a cooperação descentralizada e garante continuar a trabalhar nessa frente, que tem trazido benefícios para o seu município.


  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :