• MpD acerta lista de candidatos

    A Direcção do Movimento para a Democracia esteve reunida esta madrugada para, entre outros pontos, aprovar a lista dos candidatos que vão concorrer aos círculos eleitorais nas próximas eleições legislativas, marcadas para 22 de Janeiro.

    De acordo com informações recolhidas pela nossa reportagem, uma das grandes surpresas que podem surgir no encontro é a proposta de introdução de Eurico Monteiro como segundo homem na lista e como independente. Victor Coutinho e Filomena Delgado preencheriam os dois lugares a seguir e Ulisses Correia e Silva deverá ser apresentados como quinto na lista. A outra grande surpresa deverá ser a inclusão de Felisberto Cardoso (PCD) como oitavo na lista, tendo a Direcção Nacional que decidir sobre dois lugares elegíveis: o candidato da Praia Rural que pelos nossos apontamentos deverá ser Manuel de Pina e da JpD, Elísio Freire. Mas a lista da Praia só vi ser discutida noite dentro ou mesmo a luz do dia.

    É Antes de ser analisada a lista dos círculos eleitorais para onde alguns membros da DN tinham ligações aéreas ainda de madrugada, foi apresentada a lista para emigração. Armando Monteiro continua a ser o cabeça de lista para África e resto do Mundo, enquanto que para Europa a escolha recaiu em Miguel Sousa, o coordenador do MpD em Portugal. Para integrar a lista da Europa, o MpD estava com dificuldades em escolher dois candidatos radicados em França, um em Marselha e outro em Paris, pelo dinamismo demonstrado por ambos junto da comunidade cabo-verdiana em França. Segundo Expresso das ilhas conseguiu apurar um desses candidatos, ou melhor, a candidata, é irmã do Secretário de Estado da Juventude, Américo Nascimento e proprietária de uma rádio em Marselha.

    Em relação à América, não houve dúvidas e escolher Madalena Santos Silva, membro da Comissão Política do MpD, agora radicada nos Estados Unidos da América.

    No arquipélago, em Ribeira Grande confirma-se o nome de Jorge Santos como cabeça de lista, seguido do Coordenador do MpD naquele concelho, Francisco Dias. De fora teriam ficado António Jorge Delgado e José Pedro Oliveira.

    Em relação a Porto Novo, quando se pensava que os ânimos iam exaltar-se, como foi aventado por alguma imprensa, Joel Barros aceitou ser o segundo homem na lista, atrás de Alcindo Rocha porque, segundo terá dito na DN, quer trabalhar para Porto Novo e para Cabo Verde. No Paúl, depois da escolha pacífica de Orlanda Ferreira, surgem os nomes do actual Conservador no Concelho, Aleixo Martins, Adriano Cardoso e Bartolomeu Cruz.

    A discussão dos nomes a incluir na lista para S. Vicente foi mais demorada em virtude da posição que um jovem da JpD deveria ocupar ou não na lista. Alguns elementos da JpD contactados pela nossa reportagem, defenderam que deve haver uma renovação do partido em S. Vicente. Dos cinco primeiro lugares elegíveis constam os nomes de Rui Figueiredo Soares, Humberto Cardoso, João Medina, António Pascoal Santos, José Lopes e discutia-se a inclusão de Armindo Gomes, tudo indica, advogado.

    Ainda segundo pudemos apurar, para S. Nicolau, par além do cabeça de lista Teófilo Figueiredo constam os nomes de Nélson Brito, João Almeida e Francisco Soares, para além de uma mulher cujo nome foi possível confirmar.

    Para a ilha do Maio, Joana Rosa, cabeça de lista, Alexandre Anes, António Agnes, Inocêncio Andrade e Francisco Fernandes. Em S. Miguel apontam-se os nomes de Filipe Furtado, seguido de Victor Varela (PCD), Adilson Zego, Hermínio Celso e Claudino Miranda. Na Boa Vista, para além de José Luís Santos, José Pedro Marques, Boaventura Silva e Cândida Barbosa. Nos Mosteiros, depois de Casimiro de Pina, Luís Rosa, Leão Jesus de Pina, Rogério Rodrigues e Manuel Vieira.

    Ao que pudemos também apurar, a escolha dos candidatos para Santa Catarina deve ser pacífica já que há o entendimento dos pesos pesados ventoínhas que Mário Silva deve ser o cabeça de lista. O mesmo não deverá se passar em relação a Santa Cruz.

    Devido ao adiantado da hora do fecho desta edição, não foi possível avançar mais nomes.

    Mas antes da discussão e aprovação da lista dos candidatos do MpD, a direcção Nacional do maior partido da oposição decidiu apoiar incondicionalmente uma possível candidatura de Carlos Veiga ao cargo de Presidente da República, caso este venha a decidir concorre a 12 de Fevereiro de 2006.


  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :