• FDJ e FBB organizaram colóquio internacional, na Praia

    Perspectivando a abertura de duas licenciaturas no país

    Direito e Justiça e Bissaya Barreto organizaram colóquio internacional, na Praia

     

    A Fundação Direito e Justiça (FDJ) e sua congénere portuguesa, Bissaya Barreto, (FBB) promoveram sexta-feira, nesta cidade, um colóquio internacional versando o tema “ensino universitário, como factor de coesão social e reforço da cidadania”. Este colóquio foi um momento ímpar para se reflectir a qualidade do ensino privado e universitário,

    em Cabo Verde</personname>, precisamente, numa altura em que a FDJ e a FBB se preparam para lançar, na Praia, dois cursos de licenciatura em áreas como Direito e Serviço Social.

    Durante a realização desse evento, que contou com uma boa assistência registaram-se várias comunicações, nas quais se abordaram temas candentes no referido contexto: o colóquio foi realizado como forma de promover o ensino universitário,

    em Cabo Verde</personname>, acabar com as assimetrias regionais e teve por objectivo, “aproximar o cidadão da cidadania, e servir como factor de coesão social”, explicou Carla Carvalhal, directora executiva da FDJ.

    Jorge Carlos Fonseca, presidente da FDJ, no encerramento dos trabalhos, manifestou satisfação pela qualidade das intervenções havidas e regozijou-se por mais este passo. Fez um balanço francamente positivo e disse que, enquanto presidente da FDJ, não tem dúvidas do quão importante é para Cabo Verde a abertura das duas licenciaturas. Para já foi criada a Sociedade para o Ensino, Formação e Educação, Lda (EFE) em que são accionistas a FDJ e FBB. À luz desta Sociedade, criou-se o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, que deverá ministrar os dois cursos.

    A abertura dos trabalhos foi presidida pela ministra da Educação, Filomena Martins, que considerou importante a realização deste colóquio. Num momento

    em que Cabo</personname> Verde</personname> projecta a sua internacionalização, observou Martins, temos que ser capazes de nos afirmarmos no espaço internacional, sem perdermos a nossa identidade, que, segundo a governante, “está no lado social e moral e da formação académica e cientifica” que se ministrar no ensino superior.

    Vítor Borges, na qualidade de ministro da Comunidades, e que participou no colóquio, apresentando o tema “Emigração, Educação e Cidadania nos Países de Acolhimento”; fez o encerramento daquele evento tende deixado um repto à organização, no sentido de promover encontros do tipo em outros países, nomeadamente, Portugal. Um repto que a organização diz aceitar.

     

    O que é o serviço social?

     

    Eis a questão, à qual muitos procuram a resposta. Expresso das Ilhas foi saber junto de quem sabe, e eis alguns tópicos sobre o que é o serviço social e sua função.

    O Serviço Social é uma profissão cujo objectivo central consiste em provocar mudanças sociais, tanto na sociedade em geral como nas suas formas individuais de desenvolvimento.

    Um técnico social, dedica-se ao trabalho em prol do bem-estar da cidadania social, da realização pessoal, do desenvolvimento e utilização do conhecimento científico relativo ao comportamento das pessoas e sociedades, ao desenvolvimento/promoção de recursos destinados à satisfação de necessidades, aspirações individuais, colectivas, nacionais e internacionais e à promoção da justiça social.

    Um técnico social é um profissional altamente qualificado, dotado de competências necessárias que ajuda o funcionário a contextuar os seus problemas sociais a enquadra-los nos processos sociais globais: um técnico social é, digamos, um psicólogo do trabalhador, disposto a ajudar na resolução de problemas de carácter social, no ambiente laboral, bem como na resolução de conflitos pessoais que dificultam um ambiente salutar no local de trabalho.

    Um técnico social é um elemento-chave numa empresa, favorecendo q.b o diálogo entre os vários colegas, lutando por uma melhor justiça social, capaz de inverter uma situação de vulnerabilidade de grupos e ou indivíduos e minimizar quadros de exclusão territorial.


  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :